As noticias de que teríamos um governo liberal foram grandemente exageradas

Todos os dias este governo é "acusado" de ser liberal. Neo-liberal, para ser mais correcto. Será ?

 

Um governo liberal teria como principio orientador a liberdade do individuo em decidir sobre o seu futuro sem a intromissão do Estado e uma visão clara sobre as suas funções essenciais.

 

Promoveria a baixa da carga fiscal, o fim do "dirigisme" economico e a separação entre o público e o privado.

 

Na Educação, um governo liberal teria acabado com o centralismo do estilo soviético da 5 de Outubro, dando liberdade às escolas para desenvolver os seus projectos educativos e gerirem os seus recursos livremente. Teria acabado com o financiamento do Estado às escolas privadas que estimula a fraude e a dependência e teria introduzido o financiamento ao aluno dando liberdade a família para decidir sobre a sua escola.

 

Na Saúde, um governo liberal teria iniciado o caminho para a criação de um SNS onde o acesso fosse livre e universal tanto no publico ou privado indexando o pagamento ao rendimento dos utentes. Claro que muitos diriam que já pagam a saúde através dos impostos. A resposta liberal seria que isso é a componente redistributiva que uma sociedade moderna e justa nos impõe.

 

Na Economia, um governo liberal não teria Ministro. E se tivesse que o ter,  a sua missão seria apenas acabar com os benefícios fiscais, financiamentos e subsídios discricionários que distorcem o mercado e beneficiam alguns agentes económicos em detrimento de outros, estimulando o mau investimento. A seguir podia ir tratar de atrair investimento, reduzindo burocracia e criando vantagens competitivas ouvindo os agentes económicos.

 

Na Segurança Social, um governo liberal não poria em causa o principio contributivo do sistema, e garantiria o rendimento mínimo livre de critérios discricionários na sua atribuição. Não usaria o plafonamento como forma de acabar com a componente redistributiva e dessa forma ameaçar o imperativo moral de garantir o mínimo de sobrevivência a todos. Também aqui teria acabado com o financiamento do Estado as IPSS. O Estado liberal não é assistencialista  e não deve financiar a caridade.

 

Um governo liberal não privatizaria RTP com um renda garantida, não usaria os impostos para confiscar a maior parte da riqueza criada e com isso destruindo  efectivamente o crescimento potencial pondo em causa o pagamento da divida publica e não manteria benefícios fiscais imorais para instituições financeiras e confessionais.

 

Um governo liberal diria a troika que "não, não aumentamos mais os impostos” pois saberia que a austeridade forçada desta forma põe em causa o consenso social que sustem a nossa democracia representativa.

 

Quando olhamos para esteve governo não vemos nada disto. Vemos apenas uma obsessão doutrinaria com redução do défice sem qualquer ideia ou estratégia sobre o papel do Estado e sobre as causas do nosso (não) crescimento.

 

Governo liberal ? No fucking way.

publicado por vascodcm às 19:57 | link do post | partilhar